Dicas para você escolher a impressora ideal

Independente de qual seja sua necessidade, escolher a impressora certa em um mercado com tantas opções requer atenção. Diversas perguntas precisam ser respondidas antes mesmo de começar a pesquisar: você vai imprimir muito material? Colorido ou preto e branco? Com que frequência pretende usar a impressora? Vai imprimir materiais em alta resolução, como fotos, por exemplo? Tem facilidade para configurar esses aparelhos? E, quanto você está disposto a investir em uma impressora?

Jato de tinta ou laser? Outra questão. Com a tecnologia atual, podemos logo de cara dizer que os dois são bons. As impressoas com jato de tinta ainda são mais comuns; e também mais baratas e com cartuchos de tinta mais acessíveis. Para se ter uma idéia, com um cartucho preto que custa algo próximo de 60 reais, é possível imprimir, em média, 150 páginas. Ou seja, 40 centavos por página.

Os modelos a laser têm maior capacidade de impressão, mas também costumam ser mais caros. O gasto de energia elétrica das impressoras a laser também é maior. Um toner preto que custa 300 reais imprime, em média, duas mil páginas; 15 centavos por página. Daí a importância de saber a intensidade do uso que você fará da impressora antes de escolher…

Uma característica bastante interessante que a maioria das impressoras já traz atualmente é a conectividade Wi-Fi.

Outro ponto de decisão: impressora simples ou multifuncional? Aqui, a escolha é mais fácil. Uma impressora simples só vale a pena se você precisa de um modelo específico para grandes formatos ou precisa de resultados profissionais de altíssima qualidade. Unindo a utilidade de impressão, scanner, copiadora e às vezes até fax em um único equipamento, as multifuncionais são a melhor escolha para a maioria. Tanto é que representam mais de 85% do mercado.

Outra dica legal é dar preferência para marcas que possuam assistência técnica autorizada e suporte no Brasil. O último passo é pesquisar preço, afinal.

Comentários